É a árvore de uma família linguística, uma família de linguas identificada filogenéticamente (fologenia é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas), onde todos os membros compartilham um ancestral em comum, o idioma Indo-Europeu.
O Indo-Europeu é um ancestral hipotético, uma vez que não há registros dessa língua pois o povo primitivo não conheciam a escrita, mas os pesquisadores chegaram até ela atravéz de estudos sobre a possível evolução histórica das línguas, de forma regressiva, partindo das línguas atuais para seu ancestral comúm. A hipotese da existência dessa língua ancetral é a mais aceita pelos línguístas (os caras que estudam a parada). O ancestral comum de uma família línguistica é conhecido como proto-língua. Por exemplo, a proto-língua reconstruível da bem conhecida família indo-europeia é chamada proto-indo-europeu.
As línguas que não são classificadas fielmente em nenhuma família são conhecidas como línguas isoladas, aparecem em um ramo separado, como o grego dentro da familia indo-européia; O grego pode ser considerado uma língua indo-européia isolada.

"O período final da comunidade indo-européia primitiva é situado na idade do cobre (6500 a.C. a 4000 a.C.). As grandes correntes migratórias rumo à Europa central e ocidental, ao subcontinente indiano e à Anatólia oriental teriam ocorrido entre 4000 e 2000 a.C.. Provavelmente no final desse período se formaram os grandes ramos de dialetos indo-europeus atestados.
Entre falares já extintos e os que sobrevivem até os dias de hoje estima-se um total de cerca de 450 línguas de origem indo-européia.
Na atualidade as línguas indo-européias são faladas em todos os continentes do globo, por aproximadamente 3 bilhões de pessoas. Isso equivale a dizer que 1 em cada dois habitantes da Terra fala uma língua indo-européia. "
Consulta:
Wikipédia: Família Línguistica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_lingu%C3%ADstica)
Blog Epifania: Línguistica e Filologia (http://epifania-thefezes.blogspot.com/2010/03/linguistica-e-filologia.html)
CICC: Árvore Geneálogica das Línguas Indo-Européias (http://www.centrodeciencias.org.br/ConteudoEscolha.aspx?cod=92&item=61)
Nenhum comentário:
Postar um comentário