29 de fev. de 2012

Diferença entre Papiro e Pergaminho

Nossa história pode ser lida a partir de diversas linguagens que envolvem desenhos, esculturas e a própria escrita. A principio a história foi registrada em cavernas, a partir dos desenhos em suas paredes, feitos na Era Pré-histórica, com o tempo foram inventados outros materiais para registro, mais práticos, que possibilitaram a mobilidade desses registros e melhor acomodação, como pedras esculpidas e blocos de argila (escrita cuneiforme) (veja mais em "história escrita da escrita"), até aos mais maleáveis como o papiro, o pergaminho, até o papel que conhecemos atualmente.

Mas poucas pessoas sabem que papiro e pergaminho não são a mesma coisa, alguns até chegam a confundir os dois, pensando que pergaminhos são papiros enrolados! Mas, na realidade, são materiais diferentes.

 PAPIRO

A palavra papel é originária do latim "papyrus". nome dado a um vegetal da família "Cepareas" (Cyperua papyrus). O papiro é uma planta aquática, cujo talo era cortado na parte interior onde se encontravam as fibras muito resistentes e flexíveis e que unidas em lâminas, serviam de superfície própria para escrever.
O papiro foi inventado pelos egípcios e os exemplares mais antigos datam de 3.000 a.C. Esta planta era encontrada às margens do rio Nilo, no Egito.

PERGAMINHO
Pergaminho (que assim se chama porque foi criado na cidade de Pérgamo, na Grécia),  era produzido a partir de peles tratadas de animais, geralmente de ovelha, cabra ou vaca e tinham um custo muito elevado.

Diante da escassez e do alto custo do papiro, os Pergamenos, em Pérgamo, passaram a substitui-lo pelo velino e pelo pergaminho

VELINO
Velino era a pele de animais (não nascidos, como os fetos, ou os muito jovens), e que recebiam um tratamento específico de raspagem, banhos de soda e secagem em bastidores, o que lhes conferiam propriedade alcalina de boa durabilidade, características para torná-los flexíveis e apropriados para a escrita.

Esses importante suportes da escrita também foram largamente utilizados na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média, até a descoberta e consequente difusão do papel, uma invenção dos chineses.
Graças a estes materiais, boa parte da história dos povos pôde ser conservada, estudada, pesquisada, resgatada e difundida no mundo inteiro.



+ Wikipedia: Papiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro
Sua Pesquisa: Papiro: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/papiro.htm
Wikipedia: Pergaminho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pergaminho
Wikipedia: A História do Livro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro
Catarina Meireles: A invenção do papel: http://catarinameireles.no.sapo.pt/Papiro_e_Pergaminho.htm


Nenhum comentário: