29 de fev. de 2012

Pedra da Rosetta



O que é a Pedra da Rosetta?
A Pedra de Rosetta é um decreto aprovado por um conselho de sacerdotes, que afirmam o culto real de 13 anos de idade de Ptolomeu V no primeiro aniversário de sua coroação. A Pedra de Rosetta é um fragmento de uma estela de granodiorito (semelhante ao granito) do Antigo Egito.

Qual a importância da Pedra da Rosetta?
Foi muito importante para a compreensão dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição registra um decreto de 196 a.C, na cidade de Mênfis.

Como ela foi importante?
Antes da Pedra da Rosetta (ou "Pedra de Rosetta") os hieróglifos ficaram ocultos já que a sua compreensão tinha se perdido ao longo das gerações, ela possibilitou a compreensão dessa antiga escrita pois nela há três faixas de escrita, em hieróglifos, em demótico e em grego antigo. Quando os estudiosos perceberam que as faixas eram traduções do mesmo texto, começaram a entender os hieróglifos ao compara-los com o grego.

O que são Hieroglifos?
Hieróglifo ou hieroglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações (como os egípcios, os hititas, e os maias). Também se aplica, depreciativamente, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática.

Hieróglifos Egípcios
"Hieróglifo" é um termo originário de duas palavras gregas: ἱερός (hierós) "sagrado", e γλύφειν (glýphein) "escrita". A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
Com a invasão de vários povos estrangeiros ao longo da história do egito, a língua e a escrita locais foram se alterando, incorporando novos elementos, até que finalmente desapareceram, dando lugar a outras variedades.

O que é a escrita demótica?
A escrita demótica, ou sekh shat (escrita para documentos) para os egípcios, foi a precessora da escrita hierática que já apresentava uma grande diferença em relação aos hieróglifos egípcios. Aos poucos, os desenhos minuciosos e realistas dos hieróglifos deram lugar a representações abstratas, em uma escrita cursiva, mais veloz, e realizada em um único sentido (da direita para a esquerda). A demótica, ainda mais abstrata e rápida, se constituiu como uma reformulação da escrita hierática.
Acredita-se que era uma escrita mais popular, utilizada para comércio outras assuntos mais cotidianos, enquanto os hieróglifos eram reservados para textos sacros e oficiais e eram utilizados por sacerdotes e pessoas de nível mais elevado.
A escrita demótica representava uma evolução da língua falada e era mais simplificada em comparação com a hieroglífica.

Como a Pedra de Rosetta foi descoberta?
Foi descoberta durante durante uma expedição francesa liderada por Napoleão Bonaparte. A pedra de 114 x 72 cm apareceu a leste de Alexandria, perto da cidade de El-Rashid, chamaa de Rosetta pelos ocidentais. A pedra estaria caída no chão, como uma lápide semi-enterrada ou, em outra versão menos aceita, estaria entre os incrustrada num muro que os militares demoliram. A pedra chamou atenção pelas três escritas diferentes que tinha gravadas.
Por vários motivos, o exercito francês se rende e a inglaterra sai vitoriosa, assim os ingleses se apoderam de várias reliquias, entre elas a Pedra da Rosetta, que é exibida no Museu Britânico desde 1802, sendo hoje o artefato mais visitado do museu.


Como se deu a tradução?
Com a Pedra e seus escritos originais na inglaterra, restou aos franceses as cópias que eles haviam feito anteriormente. Omaterial de cópias ficou para Jean-François Champollion, enquanto a pedra original com o inglês Thomas Young.
Através do grgo gravado na Pedra de Rosetta foi possivel reconhecer o que estava gravado nos hieroglifos, os dois estudiosos chegaram as mesmas conclusões sobre os escritos, com um detalhe que fez toda a diferença, Yong não conseguiu superrar a idéia de sua época, em que os hieroglifos eram só desenho e não tinham sonoridade. Já para Champollion, que conhecia várias línguas, foi possivel notar a semelhança entre a sonoridadelíngua copta (idimoa dos primeiros cristãos do Egito que ainda era falado em algumas igrehas de Paris) se relacionava com a antiga língua. Se pudesse coincidir os sons do copta com os hieroglifos, poderia "fazer falar" aos farós. Assim matou a charada.





Jean-François Champollion

Nascido na França, com dezesseis anos dominava uma dúzia de línguas, e com vinte anos isso incluía o latim, grego, hebreu, amárico, sânscrito, avestan, pahlavi, árabe, siríaco, caldeu, persa e chinês, sem contar o francês.

Seu interesse pelas línguas orientais, especialmente o copta, levou-o a se dedicar à tarefa de decifrar os escritos egipicios da então recém-descoberta Pedra de Rosetta, e ele passou os anos 1822–1824 envolvido nesta tarefa; concluiu que o cóptico, a língua falada pelos cristãos egípcios na altura, correspondia ao último estágio da antiga língua egípcia (algo como a "evolução mais recente" dela). Com o seu estudo, identificou vários dos caracteres demóticos na Pedra de Roseta, juntamente com os seus equivalentes cóptico. A comparação da escrita da Pedra de Rosetta com a escrita grega possibilitou a decifração dos hieróglifos (até então pouco conhecidos), a comparação com cópico possibilitou sonorizar o idioma egipicio,


Veja aqui o método de decifração de Champollion:

http://hieroglifos.com.sapo.pt/champollion.htm



Fontes (saiba mais):
+ Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Champollion
+ Champollion: http://hieroglifos.com.sapo.pt/champollion.htm
+ revista "Aventuras na História: para viajar no tempo", nº79 de Fev/2010, pag. 32-33.

+ Antigo Egito: http://antigoegito.org/?p=2738
+ Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/egito/escrita_demotica.htm
+ Star News 2001: http://www.starnews2001.com.br/egypt/champollion.html

+ Cosmos - Enciclopédia Galáctica -Parte 3 de 6-(Dublado em Portugues): http://www.youtube.com/watch?v=Vjg84T0w8YQ
+ BBC - Egito Ep. 05: O Mistério da Pedra de Roseta [Parte 2/4]: http://www.youtube.com/watch?v=llVain5WXSc&feature=related
+ História da Escrita - do papiro ao computador - parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related
+ Londres para Principiantes: http://www.londresparaprincipiantes.com/?tag=pedra-de-rosetta
+ Antigo Egito: http://antigoegito.org/?p=2738
+ Caesar's Place: http://ceolino.blogspot.com/2007/07/19-de-julho-1799-descoberta-da-pedra.html



Nenhum comentário: