
Toth, Tot, Tôt, Thoth ou Zonga é o nome em grego de Djehuty (ou Zehuti), pertencente ao panteão egípcio, é o deus da sabedoria, é secretário e arquivista dos deuses.
Sendo uma divindade lunar, tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, entre outros atributos. A ele era atribuita a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelecuais, foi o inventor da escrita hieroglífica e era o escriba dos deuses. Toth presenteou aos homens o sitema da língua escrita.
A escrita era considerada uma arte impregnada de magia e encantamento que atribuia poderes supremos aos seu aprendiz. Os escribas eram os detentores desse conhecimento, e dominando a escrita eles eram poderosos dentro do sistema egipicios, eram também os responsáveis por ensiná-lo aos jovens, assim, o Antigo Egito foi uma das primeira civilizações a adotar a escrita como disciplina escolar.
Era frequentemente representado como um escriba com cabeça de íbis (a ave que lhe estava consagrada). Também era representado por um babuíno.
O bico curvo de Toth era dito com um símbolo da lua, sua face era de um passaro chamado Íbis, que era seu animal sagrado.
De acordo com o livro dos mortos Toth era dito como o advogado da humanidade, ele pesava o coração dos mortos, enquanto Anubis pesava a alma, em um dos pratos ficava a pena que simbolizava a verdade e no outro prato ficava a Ab que seria o coração do morto, Toth tinha que examinar a dignidade do morto.
"Mestre das palavras divinas". Preside a medida do tempo, o disco na cabeça é a lua, cujas fases ritmam os dias e as noites.
Fontes (saiba mais):
+ História da Escrita - do papiro ao computador - parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related
+ JFaudio: http://www.jfaudio.net/toth_pt.htm+ Um por tudo: http://umportudo.blogspot.com/2011/10/as-origens-da-religiao-egipcia.html
+ O Fascínio do Antigo Egito: http://www.fascinioegito.sh06.com/babuino.htm
+ All of the Mitology: http://allofthemitology.blogspot.com/2008/05/toth-deus-da-sabedoria.html
(Consultados em 29/Fev/2012, 20h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário