30 de abr. de 2011

AS TÁBUAS BABILÔNICAS

HISTÓRIA: O IMPÉRIO DA BABILÔNIA

O Império da Babilônia, que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950a.C. O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia)


AS TÁBUAS BABILÔNICAS
São milhares de tabuletas de argila nas quais estavam inscritos sinais misteriosos cuja regularidade conduziu à conclusão de que se tratava de um alfabeto especial que somente depois de meticuloso estudo foi possível decifrar. Por causa da forma da escrita, são chamados hoje de caracteres cuneiformes.

Uma dessas tábuas, por exemplo, registra a localização e o instante do aparecimento de estrelas e planetas,  há quem diga que também descreve a chegada de antigos astronautas, vindos de distantes galáxias para o nosso planeta.

Muitos processos aritméticos também eram efetuados com a ajuda dessas tábuas: de multiplicação, de inversos multiplicativos, de quadrados e cubos e de exponenciais.

Dentre as tábuas matemáticas babilônicas encontramos a chamada Plimpton:




Escrita aproximadamente entre 1900 e 1600 a.C.. Ela consiste de três colunas praticamente completas de caracteres que contém ternas pitagóricas; isto é números que representam a medida da hipotenusa e de um cateto de triângulos retângulos cujos três lados têm medida inteira.

A tábua ao lado encontra-se no Museu Britânico, nela encontram-se 21 problemas sobre equações do 2º grau.

O termo "tabuada" tem sua origem nas tábuas de cálculos, que mais serviam como gabaritos para agilizar a contagem para transações comerciais.








FONTES:

WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
IMATICA Matemática Interativa na Internet: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/babilonia.html
DESCOBERTAS: http://tabuada.pbworks.com/w/page/14246457/descobertas
ADELMO MEDEIROS: http://adelmomedeiros.com/tabuadosbabilonios.htm

Nenhum comentário: