O Império da Babilônia, que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950a.C. O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia)
AS TÁBUAS BABILÔNICAS

Uma dessas tábuas, por exemplo, registra a localização e o instante do aparecimento de estrelas e planetas, há quem diga que também descreve a chegada de antigos astronautas, vindos de distantes galáxias para o nosso planeta.
Muitos processos aritméticos também eram efetuados com a ajuda dessas tábuas: de multiplicação, de inversos multiplicativos, de quadrados e cubos e de exponenciais.
Dentre as tábuas matemáticas babilônicas encontramos a chamada Plimpton:
Escrita aproximadamente entre 1900 e 1600 a.C.. Ela consiste de três colunas praticamente completas de caracteres que contém ternas pitagóricas; isto é números que representam a medida da hipotenusa e de um cateto de triângulos retângulos cujos três lados têm medida inteira.
A tábua ao lado encontra-se no Museu Britânico, nela encontram-se 21 problemas sobre equações do 2º grau.
O termo "tabuada" tem sua origem nas tábuas de cálculos, que mais serviam como gabaritos para agilizar a contagem para transações comerciais.
FONTES:
WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
IMATICA Matemática Interativa na Internet: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/babilonia.html
DESCOBERTAS: http://tabuada.pbworks.com/w/page/14246457/descobertas
ADELMO MEDEIROS: http://adelmomedeiros.com/tabuadosbabilonios.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário