15 de out. de 2009

“lembre-se de respirar.”
... e das nuvens no céu =)

"This world is just illusion
Always trying to change you"
[VNV Nation - Illusion]

-----------------------------------------------------------------------------

“Eu secava no quarto e, fazendo uma volta, aproximei-me do divã e não podia me lembrar se o havia secado ou não. Como estes movimentos são habituais e inconscientes, não me lembrava e sentia que já era impossível fazê-lo. Então, se sequei e me esqueci, isto é, se agi inconscientemente, era exatamente como se não o tivesse feito. Se alguém conscientemente me tivesse visto, poder-se-ia reconstituir o gesto. Mas se ninguém o viu ou se viu inconscientemente, se toda a vida complexa de muita gente se desenrola inconscientemente, então é como se esta vida não tivesse sido.”
[Nota do Diário de Leon Tolstoi de 28 de fevereiro, 1897.]

+ http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/leon-tolstoi/index.php

-----------------------------------------------------------------------------
"Para Freud a Consciência era apenas a ponta de um iceberg (5%), abarcando o Inconsciente (95%) a quase totalidade da vida psíquica, para Groddeck o Isso abrange "a vida inteira":

Da união entre o espermatozóide e o óvulo humanos surge um ser humano, não um cachorro ou um pássaro; nele há um Isso que força o desenvolvimento do ser, que constrói o corpo e a alma do ser humano. Esse Isso dota sua criatura, a personalidade, o Ego do ser humano, de nariz, boca, músculos, ossos, cérebro, faz com que esses órgãos funcionem e entrem em atividade já antes do nascimento, e impele o ser que está surgindo a ações convenientes, antes de completar-se o desenvolvimento de seu cérebro. Pergunta-se se esse Isso, que é capaz de tanta coisa, não estaria em condições de construir igrejas, de compor uma tragédia ou inventar máquinas; pergunta-se se toda manifestação de vida humana, seja corporal ou psíquica, saudável ou enfermiça, pensamento, ação ou função vegetativa não pode ser atribuída em última análise ao Isso, de modo que o corpo, a alma e a vida conscientes fossem uma ilusão. "

Nenhum comentário: